Guerra da Coréia – O que aconteceu?
A Guerra da Coreia foi um confronto armado que aconteceu entre os anos de 1950 e 1953, e envolveu a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, países do continente asiático. Foi um das maiores guerras do século XX, matando cerca de 4 milhões de pessoas, em sua grande maioria civis.
Causas da Guerra da Coreia
Até o ano de 1945 a Coreia era território do Japão, com a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos (EUA) e a União Soviética (URSS), as duas grandes potências do mundo naquele momento, concederam autonomia à Península da Coreia.
Em julho de 1945, durante a Conferência de Potsdam, EUA e URSS decidiram que a Coreia seria dividida em duas zonas de influência, sendo o paralelo 38 o marco divisor. Sendo assim, o lado norte foi entregue a influência dos soviéticos, enquanto o sul aos Estados Unidos.
Desta forma, a Coreia ficou divida em duas, República da Coreia (sul), que recebeu influência capitalista dos americanos, e a República Popular Democrática da Coreia (norte), comunista com o apoio da União Soviética.
Outro fator que contribuiu para a guerra foi a invasão da capital da Coreia do Sul, Seul, pelo exército da Coreia do Norte. A invasão ocorreu em 25 de junho de 1950.
Histórico da Guerra
Após as tropas da Coreia do Norte invadiram a capital Seul, as Nações Unidas enviaram tropas a fim de retirar os norte-coreanos da região sul. Estados Unidos e China também entraram na guerra. Enquanto EUA apoiava e Coreia do Sul, a China, também socialista, apoia a Coreia do norte, enviando tropas para a região.
Em julho de 1953 os Estados Unidos ameaçaram utilizar armas nucleares contra Coreia do Norte e China caso elas não se rendessem. No momento, a lado norte já enfraquecido, sofreu várias derrotas para os sul-coreanos, apoiados pelos americanos.
Finalmente, no dia 27 de julho do ano de 1953 a guerra chegou ao final. Na ocasião, foi assinado o tratado da paz que pôs fim ao conflito.
O confronto entre as coreias, com seus respectivos aliados, foi bastante sangrento e deixou milhares de mortos.