O que é Fascismo – Quais as características de um governo fascista?
Fascismo é um movimento político, social e econômico, profundamente nacionalista e antissocialista. Surgiu na Itália no fim da Primeira Guerra Mundial, e foi adotado por outros países europeus no mesmo período, especialmente aqueles que enfrentavam problemas econômicos no pós-guerra, como Alemanha e Holanda.
O regime foi idealizado por Benito Mussolini (1883-1945), político italiano, que em 1919 fundou o Partido Fascista. Mussolini foi o líder na Itália entre os anos 1922 e 1943, quando foi capturado na Segunda Guerra Mundial pelas tropas aliadas, lideradas por Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética.
Características de um governo fascista:
Nacionalismo
Os regimes fascistas valorizam de forma extrema a cultura do próprio país, enquanto desvalorizam a de outros países. O movimente enaltece de forma extrema o sentimento de nacionalismo, e é comum seus líderes utilizaram de forma acentuada os símbolos de um país, como bandeira, lemas e músicas.
Totalitarismo
No fascismo o governo atua de forma autoritária, geralmente o poder se concentra em um único líder, que exerce o controle absoluto do país, seja no campo político, cultural ou econômico.
Militarismo
Fortalecimento das forças armadas do país, além de investimentos altos na fabricação de armas e aparatos de guerra. A polícia é fortemente militarizada, com autonomia para resolver situações que geralmente não necessitam da intervenção de militares.
Censura e controle da mídia
Censurar e controlar os meios de comunicação com o objetivo de manter a integridade do regime. O governo controla a mídia rejeitando ideais contratarias as suas.
Violência
Em governos onde o sistema fascista está implantando a repressão e a violência são extremamente utilizadas, especialmente contra as minorias da sociedade.
Antissocialismo
Os adeptos do fascismo são radicalmente contra o movimento socialista, defendendo rigorosamente o sistema capitalista.
Segurança nacional
Em um regime fascista é comum o governo está sempre preparado para uma possível guerra, pregando a proteção da nação e disseminando um sentimento de insegurança entre a população.